Serviço de apoio domiciliário

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Fundação Cónego Filipe de Figueiredo, com capacidade para 40 utentes, destina-se a pessoas de 65 ou mais anos, cuja situação de dependência, temporária ou permanentemente, não lhes permita satisfazer as suas necessidades nas atividades da vida diária básicas, ou a pessoas de idade inferior a 65 anos em condições excecionais, a considerar caso a caso.

É uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a pessoas idosas e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades de vida diária.

Visa prestar apoio social não apenas às pessoas idosas, mas também paralelamente aos seus familiares e cuidadores, que assumem em conjunto com as pessoas idosas e equipa profissional da Fundação um papel ativo no desenvolvimento do serviço prestado pela instituição.

Funciona em regime diurno, 7 dias por semana, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 20h30, sendo os serviços prestados num horário definido em acordo entre o cliente/família e a Instituição.

A presente resposta social tem um caráter flexível consoante as necessidades dos clientes, de utilização temporária ou permanente, com fornecimento de:

  • Alimentação – as ementas elaboradas têm em conta as necessidades clínicas e mesmo expectativas de cada um dos clientes. O serviço de alimentação é constituído por duas refeições principais (almoço e jantar).
  • Cuidados de higiene pessoal e conforto – Apoio nas atividades da vida diária ao nível da higiene pessoal/ banho e cuidados de conforto.
  • Higiene habitacional – manutenção de arrumos e limpeza da habitação estritamente necessária à natureza do apoio a prestar (quarto/zona de dormir e WC).
  • Tratamento de roupas - destinada ao tratamento diário deroupas, vestuário de uso pessoal, da cama e wc, exclusivas do utente.
  • Acompanhamento Social – prestado pela Diretora Técnica e por uma Técnica Superior de Serviço Social, sendo sempre concedido quando solicitado pelos próprios clientes e/ou seus significativos.
  • Serviços Administrativos/ Secretaria – este serviço tem como objetivo garantir o funcionamento correto do atendimento, informação, contabilidade, entrega de receitas de pagamentos e tratamento de documentação
  • Serviço de Apoio Psicológico – o acompanhamento psicológico e emocionalpsicoterapêutico, realizado por uma Neuropsicóloga Clínica, aquando a sinalização por parte
    das Auxiliares de Ação Direta.

O SAD pode ainda assegurar outros serviços esporádicos e/ou pontuais, mediante custo adicional por serviço e periodicidade:

  • Serviço de Animação - fomentando o convívio e a ocupação dos tempos livres de pessoas em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia, numa etapa da vida em que saborear o tempo de torna imprescindível. O horário e plano semanal de atividades encontram-sedevidamente afixados na sala de convívio, de acordo com a programação da
    Animadora, presente a tempo inteiro na Fundação (9h30m – 17h30m).
  • O acompanhamento do utente ao exterior – mediante requisição deste serviço, poderá ser destacada uma Ajudante de
    Ação Direta para proceder ao acompanhamento e/ou transporte a consultas/ diligências no exterior.
  • Assistência da equipa de Enfermagem nas seguintes situações:
  • Orientar e formar as Auxiliares de Ação Direta no que concerne aos procedimentos de atuação com os clientes dependentes, nomeadamente no que respeita ao seu posicionamento e mobilização e prevenção de úlceras de pressão.
  • Elaborar procedimentos de atuação no que concerne à promoção da autonomia e prevenção da dependência.
  • Também procedemos, se necessário ao apoio na administração da medicação durante as refeições principais.

TOP